Celebridades promovem veganismo em defesa do planeta

Vídeo em defesa do planeta gravado por Woody Harrelson e Billie Eilish, que já recebeu mais de 3,6 milhões de visualizações em dois dias (Imagem: Reprodução)

Celebridades como o ator Woody Harrelson e a cantora Billie Eilish têm promovido o veganismo em defesa do planeta, principalmente em suas mídias sociais, e desta vez eles decidiram unir forças.

No sábado (28), Billie, que costuma pedir que seus seguidores deem uma chance ao veganismo, publicou em seu canal no YouTube o vídeo “Our House is on Fire”, “Nossa Casa está em Chamas” em tradução livre, em que ela e Harrelson chamam a atenção para a necessidade de mudarmos nossos hábitos para a preservação do planeta.

No vídeo que já recebeu mais de 3,6 milhões de visualizações em dois dias, eles informam que a Terra está se tornando cada vez mais quente e que o nível dos oceanos está subindo. Além disso, as temperaturas elevadas já têm prejudicado milhões de vidas e até um milhão de espécies estão cada vez mais próximas da extinção por causa das ações humanas. “Não podemos deixar isso acontecer”, defende Billie.

“A história nos mostra que um número suficiente de pessoas se levanta e exige mudanças, e os que estão no poder não têm escolha a não ser agir”, destaca Harrelson, que também é vegano.

Eles fazem um apelo para que a população dê mais atenção à ciência e faça a sua parte para evitar o agravamento das mudanças climáticas. Também pedem que as pessoas votem em líderes que realmente se preocupam com o futuro do planeta.

Depois de citarem o desmatamento da Amazônia como um problema grave, Billie Eilish enfatiza que devemos fazer o possível para viver um estilo de vida mais verde, o que inclui cortar o consumo de carnes e laticínios da dieta e reduzir o uso de plástico.

Woody Harrelson em defesa dos animais

Em maio, o ator Woody Harrelson pediu ao governador Greg Abbott para proibir a realização do “pega porco” em Banderas, no Texas, prática realizada em uma espécie de arena e que consiste em perseguir e ensacar porcos selvagens, e diante de uma plateia barulhenta.

Em fevereiro, participando da campanha “The Million Dollar Vegan”, ele pediu ao papa para experimentar uma dieta livre de alimentos de origem animal durante a quaresma, na esperança de que ele pudesse abdicar desse consumo.

Harrelson é conhecido por participar voluntariamente de todas as campanhas em prol dos animais e do meio ambiente para as quais é convidado. Em 2011, o ator enviou uma carta para o chefe de gabinete do Exército dos Estados Unidos falando sobre o cruel envenenamento de macacos em experiências realizadas pelo Exército em Aberdeen Proving Ground, em Maryland. A sua atitude teve papel fundamental na campanha que culminou no fim do uso de chimpanzés em experiências militares:

“Mil desses seres complexos estão confinados em laboratórios dos Estados Unidos – alguns por até 50 anos – onde foram intencionalmente infectados com HIV/Aids e hepatite, e forçados a suportar décadas de procedimentos invasivos, medo, solidão e dor. Essa experiência infernal deixa cicatrizes emocionais ao longo da vida dos chimpanzés, e muitos deles recorrem à automutilação ou sofrem de depressão. Outros sofrem de transtornos psicológicos por anos após o trauma de ter suas mentes e corpos violados”, argumentou.

Recentemente, Woody Harrelson abriu um restaurante vegano no complexo residencial Point Places, em Baltimore, nos Estados Unidos. Além disso, no ano passado ele começou a produzir a série sobre alimentação vegana e sustentável “Wicked Healthy World”, com os chefs Derek e Chad Sarno.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *