Coletivo Mulheres pelos Animais leva conscientização sobre o consumo de animais às ruas de Sorocaba (SP)

Esta semana o Coletivo Mulheres pelos Animais levou conscientização sobre o consumo de animais às ruas de Sorocaba (SP). Aproveitando a proximidade com o Natal, quando o consumo de animais é ainda mais evidente e elevado, o coletivo aproveitou para chamar atenção dos passantes e conversar a respeito da realidade por trás da carne.

“Levamos reflexão à população acerca das contradições do consumo de animais na suposta festa da paz e do amor que é o Natal”, explica o Mulheres pelos Animais. “Quantas fêmeas não humanas foram exploradas e quantas crianças não humanas foram separadas de suas mães para compor a ceia natalina das famílias? Isso combina com a mensagem de paz dessa data?”

O Coletivo Feminista Antiespecista Mulheres pelos Animais surgiu da idealização de um grupo de mulheres veganas e feministas que resolveram iniciar um trabalho de conscientização por meio do ativismo de rua.

“Aliando uma orientação feminista à causa animal, nosso objetivo é chamar a atenção especialmente das mulheres sobre as semelhanças que existem entre a opressão feminina na sociedade patriarcal e a exploração sexual e reprodutiva dos animais não humanos”, explica.

“Sobretudo, das fêmeas não humanas na pecuária de corte e leiteira, na avicultura, suinocultura, da produção de filhotes de raça, da experimentação animal e outras com base nos estudos feministas antiespecistas de Carol J. Adams e sua Política Sexual da Carne.”

O coletivo está aberto a receber novas integrantes interessadas na conciliação do feminismo com o veganismo. Entre as mensagens que o Mulheres pelos Animais levou às ruas de Sorocaba esta semana está “Luto por todos os animais que foram mortos para celebrar o nascimento de uma criança” – acompanhada da imagem de um bebê e de um leitãozinho, em referência ao fato de que é contraditório celebrar nascimento com morte.

Você pode acompanhar o Coletivo Mulheres pelos Animais no Instagram: @mulherespelosanimais

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *