Companhia desenvolve tecnologia para reduzir preços das carnes vegetais

“Estamos fazendo grandes avanços na melhoria do sabor, textura e aparência da carne à base de vegetais”

A fabricante de alimentos à base de vegetais Plant & Bean Company anunciou este mês que abrirá em Lincolnshire, na Inglaterra, a maior fábrica de carnes vegetais da Europa. Mas o que mais tem chamado a atenção não é exatamente isso, mas sim que um dos maiores objetivos, segundo a empresa, é favorecer a redução dos preços das carnes vegetais.

Para alcançar a meta, a britânica Plant & Bean está desenvolvendo uma tecnologia de produção em grande escala que será utilizada na nova fábrica e que promete reduzir em 50% os custos da extrusão de proteínas das leguminosas.

Se tudo ocorrer como planejado, a tecnologia deve ser compartilhada com outros fabricantes por meio de parcerias. Hoje a iniciativa já tem o apoio de empresas globais que atuam no desenvolvimento de ingredientes e produtos alimentícios – como a Gushen e a Griffith Foods, além de institutos de pesquisa na Holanda e em Singapura.

Redução do uso de energia e ganho em qualidade

Isso pode significar também uma importante redução do uso de energia sem comprometer a qualidade e ainda garantir melhores resultados em relação à textura das carnes vegetais, conforme informações da Plant & Bean.

A iniciativa é ousada e a unidade que ocupará uma área de mais de 26 hectares deve se tornar fornecedora de outras empresas que estão investindo nesse mercado. Atualmente o foco da companhia é a Europa, mas tudo indica que a intenção é ir muito além.

Exemplo disso é que a Plant & Bean já planeja a inauguração de unidades de produção nos EUA e na Ásia em 2022.

Mudança para atrair mais consumidores

“No momento, 65% dos consumidores não comem carnes vegetais devido ao preço e à qualidade. Com nossa abordagem em duas frentes, acreditamos que estamos em melhor posição para fazer a mudança significativa necessária para lidar com essas questões”, declarou o CEO Edwin Bark.

“Com nossa estratégia de fabricação global progressiva, as marcas finalmente terão os meios para dimensionar uma gama de produção de alto volume com preços reduzidos para os consumidores.”

Bark reforça que é preciso investir mais em qualidade. “Estamos fazendo grandes avanços na melhoria do sabor, textura e aparência da carne à base de vegetais – reunindo as mentes mais brilhantes da indústria de alimentos para reinventar a maneira como fazemos a carne à base de vegetais.”

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *