Crescimento do veganismo no Japão estimula oferta de alternativas alimentícias

Recentemente o Japan Times destacou que o crescimento do veganismo no Japão está estimulando a oferta de alternativas alimentícias. “Os veganos no Japão estão achando a vida muito mais fácil com uma grande variedade de alimentos para escolher, incluindo substitutos para o ramen de osso de porco e até mesmo cheesecakes.”

Sobre isso, a Vegan Society do Japão declarou que hoje “não existe alimento de origem animal que não possa ganhar uma versão vegana”, o que tem colaborado não apenas para facilitar a vida dos veganos no Japão, mas também para atrair pessoas que sentem-se mais interessadas em mudar seus hábitos alimentares à medida que opções não animais sejam parecidas com o que gostam de consumir.

O Japan Times destaca que as opções não deixam a desejar e cita que ficou fácil encontrar o tonkotsu ramen (de osso de porco), mas em versão vegetal, muito semelhante ao original, inclusive no aspecto e no aroma. “O caldo é feito de leite de soja misturado com um óleo especial, enquanto a alternativa à carne de porco refogada é baseada em carne de soja e raiz de lótus.”

Entre as outras opções veganas que estão se tornando populares no Japão estão os bolinhos gyōza também sem carne animal, usando coalhada de soja, carne de soja e cogumelos shimeji, entre outros ingredientes de origem vegetal.

“Em 2018 foi fundada a Upbeet! Tóquio, que agora fornece doces veganos para lojas de departamentos, supermercados, lojas de conveniência e outros varejistas. A empresa usa soja fermentada como alternativa ao queijo para seu cheesecake, que é muito procurado.”

A Japan Times avalia que o aumento do interesse por alternativas aos alimentos de origem animal no Japão também foi influenciado pelos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos realizados no Japão.

“Não está claro quantos restaurantes veganos existem no Japão. Mas Mayumi Muroya, modelo e atriz que dirige a Japan Vegan Society, com sede em Tóquio, disse que visitou cerca de 3,5 mil restaurantes com cardápios veganos.”

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *