Indianápolis, no estado de Indiana, nos EUA, ganhará este ano uma fábrica de alternativas à carne que é resultado de investimentos equivalentes a mais de R$ 534 milhões.
Uma iniciativa da empresa Lightlife Foods, subsidiária da Maple Foods, do Canadá, a fábrica terá como uma das prioridades a produção de alimentos como tempeh, baseado em soja fermentada não transgênica.
Segundo a empresa de alternativas à carne, o produto deve continuar seguindo uma fórmula simplificada, sem aditivos ou substâncias desconhecidas, combinando apenas água, soja, ácido lático derivado de plantas e o fungo rhizopus oligospurus, responsável pela fermentação.
Mercado em expansão e outras alternativas à carne
O investimento se justifica pelo fato de que em 2020 a Lightlife viu suas vendas de tempeh crescerem 39,7% em consequência do aumento do interesse dos consumidores por proteínas de origem não animal.
Vale lembrar também que uma pesquisa da Persistence Market Research aponta que até 2026 o mercado de tempeh deve alcançar um valor equivalente a R$ 30,72 bilhões – diferença bem significativa em relação aos R$ 19 bilhões de 2019.
Fundada em 1979, a Lightlife já criou versões de búrgueres, salsichas e carne moída à base de proteína de ervilha, óleo de coco e beterraba em pó. Seus lançamentos também incluem bacon de origem vegetal, além de outros produtos que visam mimetizar alimentos de origem animal.