Milhares de golfinhos e baleias ainda sofrem em aquários

Em decorrência das muitas limitações impostas, eles desenvolvem precocemente problemas de saúde (Foto: Shutterstock)

Lançado na semana passada na ITB Berlim, uma das maiores feiras de turismo do mundo, o mais recente relatório da organização Proteção Animal Mundial informa que milhares de golfinhos e baleias ainda sofrem em aquários.

De acordo com o levantamento, os problemas na exploração desses animais como entretenimento vão desde instalações inadequadas a maus-tratos físicos e psicológicos.

O relatório também aponta que na natureza animais como baleias e golfinhos nadam de 50 a 225 km por dia, e mergulham centenas de metros de profundidade, o que é impossível em aquários, e como consequência isso afeta a saúde dos animais.

Em decorrência das muitas limitações impostas, baleias e golfinhos desenvolvem precocemente problemas de saúde que incluem estresse extremo, comportamentos neuróticos e níveis anormais de agressividade; e isso independe de terem sido retirados da natureza ou criados em cativeiro.

Golfinhos nariz-de-garrafa, por exemplo, têm seis vezes mais chances de morrer após serem capturados na natureza e transportados de um local a outro. O que também tem gerado preocupação é que nos últimos quatro anos o número de parques temáticos aquáticos aumentou de 39 para 76 na China.

O relatório “O problema dos mamíferos marinhos em cativeiro” conclui que orcas e golfinhos não devem ser exibidos em parques e aquários. Em São Paulo, o vereador Reginaldo Tripoli (PV) protocolou recentemente na Câmara Municipal um projeto de lei que visa proibir a instalação de novos aquários na cidade.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *