Instituto afirma que JBS tem piores políticas de “bem-estar animal”

Um relatório do Animal Welfare Institute colocou a JBS e a Smithfield Foods como as empresas de processamento de carne com piores desempenhos em relação ao “bem-estar animal” nos EUA.

“Em um período de três anos, tiveram os piores recordes de bem-estar animal entre os frigoríficos. A fábrica da Smithfield em Sioux Falls, na Dakota do Sul, teve o maior número de violações de bem-estar animal para uma única fábrica, enquanto a JBS o maior total geral em comparação com qualquer outra empresa de carne dos EUA”, frisa o AWI.

“A JBS, empresa brasileira que é a maior produtora de carne do mundo e proprietária majoritária da marca de carne de frango Pilgrim’s Pride, opera sete dos dez piores grandes frigoríficos do país.”

Segundo o instituto, que fez um levantamento sobre as operações da JBS nos EUA, foram constatados 132 “incidentes”, incluindo 18 violações classificadas como “flagrantes”.

“Isso envolve falhas em insensibilizar animais antes de pendurá-los e degolá-los para serem desmembrados, provavelmente causando uma dor terrível aos animais.”

“Bem-estar animal e humano”

O relatório também cita que os piores registros de “bem-estar animal” ocorreram exatamente nos frigoríficos da JBS onde foram identificados surtos de covid-19 entre os trabalhadores.

“Não estamos surpresos em ver uma correlação entre o bem-estar do trabalhador e o bem-estar animal”, diz a diretora do programa de criação de animais do AWI, Dena Jones.

Ela avalia que em frigoríficos onde os animais mais sofrem é comum que haja mais negligência em relação aos trabalhadores.

“É um reflexo da administração colocando os lucros acima do bem-estar dos recursos vivos que tornam esses lucros possíveis.”

Este mês a JBS anunciou que pretende liderar o mercado de processamento de carne na Austrália e também assumir o controle total da Pilgrim’s Pride nos EUA.

A Pilgrim é proprietária da marca britânica Moy Park, fornecedora de grandes redes de supermercados que em 2019 foi denunciada por crueldade contra frangos no Reino Unido.

Gosta do trabalho da Vegazeta? Colabore realizando uma doação de qualquer valor clicando no botão abaixo: 




Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *