PL que proíbe corrida de cães em SC é enviado para sanção

Foto: Getty

Aprovado ontem (15) na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), o PL 1441/2019, do deputado Marcius Machado, que propõe a proibição da corrida de cães em Santa Catarina, agora aguarda sanção do governador Carlos Moisés.

“Depois de muita luta, o projeto foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa. Eu e toda a rede de proteção animal pedimos para que a sanção ocorra ainda neste ano de 2021”, diz Marcius Machado.

A proposta leva em conta principalmente o uso de galgos em competições, mas estende-se a cães independente de raça que são vítimas de maus-tratos para ampliação de desempenho em corridas, segundo o deputado.

“As corridas de cães causam, inegavelmente, danos físicos e psíquicos aos animais envolvidos, já que são frequentes as fraturas e ferimentos durante as competições. Ainda mais grave, muitos proprietários ministram substâncias para melhorar o rendimento desses cães”, cita Machado.

A multa para quem utilizar cães com essa finalidade ou estiver envolvido na prática poderá variar de R$ 10 mil a R$ 20 mil. Vale lembrar que no Rio Grande do Sul a corrida de galgos foi proibida este ano, e também pelo reconhecimento como uma prática que envolve maus-tratos.

Apresentada em 2019, a proposta de Marcius Machado havia sido rejeitada pela maioria dos deputados em agosto deste ano. No entanto, em setembro, o deputado conseguiu coletar 27 assinaturas de deputados, de um mínimo de 21, para que a proposta pudesse ser colocada novamente em pauta e votação.

 

 

 

Gosta do trabalho da Vegazeta? Colabore realizando uma doação de qualquer valor clicando no botão abaixo: 




Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *