Um projeto de lei que propõe a criação da campanha “Dezembro Verde”, de conscientização contra o abandono animal, recebeu ontem (18) parecer favorável do relator Daniel Coelho (Cidadania-PE) na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara.
De autoria do deputado Fred Costa (Patriota-MG), o PL 5481/2020 prevê incentivo a guarda responsável de animais por meio de palestras, atividades educativas, veiculação de campanhas na mídia, ações nas ruas e distribuição de material informativo principalmente em instituições de ensino.
No parecer favorável ao PL, Coelho comentou que uma grave consequência do abandono animal é a ameaça à saúde pública.
“Comumente, os animais tornam-se foco de transmissão de zoonoses, além de implicações envolvidas com os casos de agressão aos humanos e a outros animais. Também são comuns os acidentes de trânsito envolvendo colisões com animais errantes nas vias públicas e estradas brasileiras”, declarou.
Para Fred Costa, o abandono de animais é uma grave e covarde violação dos direitos dos animais. “Muitos ainda são filhotes quando são abandonados, e a vida desses animais dura, em média, de dois anos.”
A ideia de realizar a campanha em dezembro tem relação com o fato de ser um período de início de férias em que cresce o abandono de animais. A proposta também será avaliada pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), há cerca de 30 milhões de animais vivendo nas ruas do Brasil.
Clique aqui para opinar sobre o PL 5481/2020
Como a violação sexual de animais pode ser institucionalizada e normalizada? Quando fala-se em “reprodução…
Não é difícil olhar para um animal e reconhecê-lo como criatura de vontades, porque seu…
No Brasil, há sempre mais frangos sendo transportados para os matadouros do que bovinos e…
Em uma edição especial no mês das tradicionais festas juninas, o Picnik Festival terá novamente…
No domingo (26), o bairro da Liberdade, em São Paulo (SP), recebe mais uma Festa…
Imagine que matemos animais para consumo sem impor-lhes qualquer dor, que há um meio de…