Queimadas no Cerrado continuam e a agropecuária avança

Como já dito pelo senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO), “a principal causa de desmatamento no Cerrado é a expansão da agropecuária” (Fotos: Acervo Fapesp/Dado Galdieri/Bloomberg)

Não é novidade no Brasil que a agropecuária é a atividade que mais tem intensificado queimadas em biomas como Amazônia, Pantanal e Cerrado. Mas este terceiro é o que tem recebido menos atenção e atraído menos repercussão.

Mesmo que tenham sido contabilizados no Cerrado mais de 63 mil alertas de fogo entre janeiro e dezembro deste ano, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), quantas pessoas no país conhecem a origem e as implicações das queimadas?

A prática é comumente associada à derrubada de mata para formação de pastagens e cultivo de soja destinado à produção de ração para animais criados para consumo. E não por acaso, já que a área utilizada com essas finalidades já havia quase triplicado em 2017.

No caso do Cerrado, isso é um risco para o bioma que, segundo dados do próprio Ministério do Meio Ambiente, abriga 30% da biodiversidade brasileira e já é o segundo mais prejudicado pela intervenção humana no país, logo depois da Mata Atlântica.

Ou seja, nem Amazônia ou Pantanal sofreram tanto impacto. Mas claro que isso não diminui as grandes consequências do desmatamento nesses biomas – apenas revela uma atenção seletiva.

Impacto na fauna, produção de ração e criação de gado 

O Cerrado, que atualmente está ganhando um pouco de atenção internacional pela associação do seu desmatamento com a produção de ração destinada a alimentar animais criados para consumo em outros países, incluindo frangos, tem 137 espécies da fauna ameaçadas de extinção e 20% de suas espécies nativas não têm seus habitats protegidos, também conforme dados do MMA.

Uma investigação recente, resultado de uma parceria entre ITV News, Bureau of Investigative Journalism e Greenpeace, apontou que há uma estimativa de que todos os anos mais de 100 mil toneladas de soja proveniente do Cerrado cheguem ao Reino Unido por meio de um terminal em Liverpool, de onde serão enviadas para fábricas de ração para frangos da Cargill.

Como já dito pelo senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO), “a principal causa de desmatamento no Cerrado é a expansão da agropecuária”, onde cada boi ocupa, em média, pelo menos um hectare. Vale lembrar também que no período de 2001 a 2018 o bioma perdeu quase 279 mil quilômetros quadrados de vegetação nativa.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *