Rússia terá sua primeira incubadora de empresas veganas

Iniciativa visa motivar mais russos e cidadãos das 11 repúblicas que compõem a Comunidade de Estados Independentes (CEI), a investirem no mercado de produtos veganos e de proteínas alternativas (Foto: Savvapanf Studio/Fotolia)

Uma incubadora de empresas veganas será inaugurada na região de Moscou, na Rússia, a partir de março. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a ProVeg International e a Associação de Produtores de Produtos Alimentícios Alternativos (AAFPP em inglês).

O trabalho será liderado por Julia Marsel e Tim Ponomarev, fundadores da AAFPP que foram os primeiros russos a participarem da incubadora da ProVeg International em 2019.

Julia e Tim são sócios da Greenwise, uma das primeiras empresas a investir em carnes vegetais na Rússia, e seus produtos que incluem carne seca vegetal já são comercializados em mais de dois mil varejistas.

Hoje eles querem que mais russos e cidadãos das 11 repúblicas que compõem a Comunidade de Estados Independentes (CEI), invistam no mercado de produtos veganos e de proteínas alternativas.

“Fomos inspirados pela ProVeg International, uma organização internacional sem fins lucrativos que visa mudar o sistema alimentar global, substituindo produtos animais tradicionais por alternativas cultivadas e à base de vegetais”, informou a AAFPP por meio de suas redes sociais.

“Ao longo dos anos, ampliamos o escopo de nossas atividades”

“Começamos como uma marca de alimentos à base de vegetais, mas, ao longo dos anos, ampliamos o escopo de nossas atividades e agora nos vemos como impulsionadores da tecnologia alimentar russa. Na Rússia e em outras regiões de língua russa, o mercado de produtos alimentícios alternativos ainda está em fase inicial e precisa de apoio”, relatou Julia.

E acrescentou: “É por isso que decidimos criar uma organização que, junto com a Incubadora ProVeg, apoiará startups e ajudará a alcançar nosso objetivo comum de um futuro sistema alimentar que não dependa de ingredientes animais.”

O chefe da ProVeg Incubator, Albrecht Wolfmeyer, declarou que estão empolgados em desenvolver o inovador mercado de alimentos livres do uso de animais em países de língua russa.

“O potencial de impacto desse projeto é enorme, já que a região-alvo tem uma população de cerca de 240 milhões de pessoas. Traremos nossa experiência e know-how para a mesa, já tendo construído uma pioneira incubadora, e estamos ansiosos para orientar fundadores de startups e conectá-los a parceiros da Alemanha e além.”

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *