Segundo pesquisa, 73% dos alemães consomem proteínas alternativas

Foto: Pascal König/Pixabay

Embora o consumo de produtos de origem animal ainda seja elevado na Alemanha, uma pesquisa da Associação para Fontes Alternativas de Proteínas (BALPro), realizada em parceria com a Bloom Partners, Food Campus Berlin e Appinio, sugere que 73% dos alemães estão consumindo proteínas alternativas.

Segundo a pesquisa que é baseada em entrevistas com mil pessoas, 58% dos participantes que consomem regularmente produtos à base de vegetais identificaram-se como tendo uma dieta onívora e 24% como flexitarianos.

“O consumo tem crescido principalmente entre os consumidores de carne”, aponta a pesquisa. Além disso, 37% dos entrevistados afirmaram ter comprado menos produtos de origem animal nos últimos meses do que anteriormente, com motivações que incluem bem-estar animal, meio ambiente e saúde, além do desejo de experimentar algo novo”, informa.

“Tanto quem consome produtos à base de vegetais diariamente quanto semanalmente diz preferir alternativas ao leite, frios, pastas à base de vegetais e salsichas vegetais.”

Segundo a pesquisa, a pandemia de covid-19 despertou uma nova consciência em muitos consumidores em relação aos impactos negativos da pecuária. “Ao mesmo tempo, aumentou o desejo por inovações alimentares e opções mais saudáveis e ecológicas. Agora é uma questão de estimular esses desenvolvimentos – por meio de narrativas contemporâneas que se concentram no bem-estar anima e na proteção ambiental.”

De acordo com uma pesquisa publicada na revista Foods, 42% dos alemães disseram em 2020 que estavam reduzindo o consumo de carne. Esse percentual baseado em entrevistas com mil pessoas já representou um aumento significativo em relação a uma pesquisa anterior realizada pela empresa britânica YouGov, que apontou que 29% dos alemães decidiram reduzir o consumo de carne.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *