União Vegana de Ativismo declara apoio a Lula

 

A União Vegana de Ativismo (UVA), que soma 45 coletivos no Brasil e exterior, publicou ontem (13) uma nota em apoio ao candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“O veganismo popular precisa ser nítido ao dizer que faz oposição a um governo que apoiou a caça e facilitou o porte de armas e munição; que incentivou queimadas em diversos biomas do nosso país; que buscou ativamente destruir políticas públicas para a preservação ambiental; que permitiu e até incentivou garimpo ilegal em terras indígenas; que negou a ciência e foi diretamente responsável pela morte de mais de 687 mil pessoas pela forma que tratou a pandemia de covid-19”, publicou a UVA.

Segundo a União Vegana de Ativismo, a rede de coletivos segue diferentes vertentes políticas, porém suas perspectivas são absolutamente incompatíveis com o projeto do atual presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro.

“Não existe neutralidade possível em um país onde a cada dia a extrema direita interdita o debate, gera medo e violência, promove racismo, misoginia e homofobia, faz crescer o desemprego, as desigualdades e a fome. Por isso declaramos aqui nosso apoio a Luiz Inácio Lula da Silva”, publicou a UVA.

“Podemos fazer nossas críticas a Lula e ao PT, no entanto, reconhecemos que estamos em um momento crucial de nossa história e temos dois caminhos que se apresentam à nossa frente. Temos uma escolha fundamental a fazer no dia 30 de outubro e é absolutamente equivocado imaginar que os candidatos são similares em suas propostas ou discursos. Assim como o voto branco, nulo ou deixar de comparecer às urnas, isso coloca em risco o futuro do nosso país.”

Para a eleição deste ano, a União Vegana elaborou uma Declaração de Compromisso com o Veganismo Popular e pediu que os candidatos que disputaram as eleições se comprometessem com suas 21 pautas prioritárias divididas em quatro eixos temáticos – direitos dos animais; meio ambiente e educação; agricultura familiar, agroecologia e territórios; e saúde e nutrição – 25 candidatos assumiram o compromisso. Clique aqui para saber quem são.

Saiba Mais

Fundada em outubro de 2018, a União Vegana de Ativismo (UVA) informa que nasceu da necessidade da afirmação do veganismo como um movimento social e da divulgação de um veganismo popular, inclusivo e justo, em defesa da consideração moral de todos os animais, humanos e não humanos.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

2 respostas

  1. Parabéns a UVA pela escolha da vida e não da morte. Pela civilização contra a barbárie. Venceremos esse pesadelo fascista. Pelos animais, pela dignidade humana LULA já.

  2. infelizmente, aqui tb. se percebe a desinformação, de forma proposital ou por ignorância ? certamente que a primeira opção! ñ por menos que o veganismos é tão ridicularizado pois os proprios dão margem…só pra citar uma besteira de um comentário do inicio ao fim, jocoso e tosco: INEXISTE 3ª instância!!!
    enfim, só pra lembrar: pelo fim da barbarie, do odio, da violencia gratuita, do desmonte das politicas públicas, do corte na saude, educação, saneamento, pelo fim da fome de mais de 33 milhoes de irmãos, pela justiça aos quase 700 mil brasileiros que morreram pela covid 19 pela ineficiencia do pedófilo de plantão, pois além de negacionista, irresponsável tb. em referencia a pandemia, passou mt tempo negociando quem lhe favoreceria com mais propinas, pelo fim do preconceito em todas suas nuances, pelo descaso e exterminio dos povos originarios, dos negros, dos periféricos, pelo fim da misogenia, xenofobia, lgbtfobia e todas as maldades de um regime fascista que se avizinha mt. claramente (só quem SOBREviveu a esse horror sabe do que falo)…mas ñ pensem que a luta terá fim em breve: ela continuará e por mt tempo pois a maldade, o ódio, o desprezo está mt. espraiada, infelizmente nesse povo que se diz cristão… portanto: LULA 2022 !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *