Veganos que demonizam a soja estão errados

É um erro fazer outras pessoas acreditarem que consumir soja é “apoiar o desmatamento e a monocultura”

Fico surpreso quando vejo veganos demonizando o consumo de soja, associando-o ao desmatamento, ao impacto ambiental, e tentando fazer outras pessoas acreditarem que consumir soja é “apoiar a monocultura”. A soja não seria a grande monocultura que é se não fosse pela pecuária.

Até mesmo o surgimento da soja transgênica (assim como do milho transgênico) é indissociável da pecuária, porque são grãos produzidos prioritariamente para esse fim, o que significa uma gigantesca demanda, não para alimentar humanos.

Logo o consumo direto humano é secundarizado nessa grande cadeia de produção. Não reconhecer isso é ignorar que 79% da produção de soja é destinado à nutrição de animais criados para fins alimentícios (WWF-Brasil).

Não teríamos tantas áreas de cultivo de soja no Brasil se não fosse para alimentar dezenas de bilhões de animais por ano – tanto no Brasil quanto em outros países, enquanto a população humana brasileira hoje é de pouco mais de 203 milhões (IBGE).

Lembre-se que o Brasil é o maior exportador de soja do mundo (Embrapa), tendo grande contribuição na nutrição de animais utilizados na pecuária também em outros países e continentes, o que também influencia sua grande produção e torna importante pensar que o consumo de produtos de origem animal não só no Brasil, como em outros países, também desempenha papel importante nessa consideração.

Não há nada que justifique associar o avanço do desmatamento em importantes biomas e o impacto ambiental da produção de soja com o consumo humano, a não ser com relação aos produtos de origem animal. Não há nada que justifique tentar fazer as pessoas sentirem-se culpadas por consumirem soja ou produtos derivados de soja.

Além disso, é um grande equívoco também porque a soja é uma fonte de proteína barata e acessível para consumo humano, e uma aliada na mudança de hábitos alimentares, tendo diversas possibilidades de aplicação e custo bem menor do que de proteínas animais como a carne.

Leia também o meu artigo “Como a produção de soja é financiada por quem come carne”.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *