Brigitte Bardot vai concorrer às eleições europeias pelo Partido Animalista

Ex-atriz fundou a Fundação Brigitte Bardot em defesa dos animais em 1986 (Foto: Karl Schoendorfer/REX/Shutterstock)

A ex-atriz e ativista Brigitte Bardot revelou na quinta-feira que vai concorrer a uma vaga no Parlamento Europeu pelo Partido Animalista. No entanto, segundo o jornal Var-Matin, ela disse que, de sua parte, não estará no topo da lista de candidatos que devem ser priorizados pelo partido.

A ativista também sugeriu uma fusão do Partido Animalista com o REV, um partido ecologista fundado recentemente pelo jornalista Aymeric Caron, de acordo com o Le Figaro. O trabalho da ex-atriz com o ativismo animal a motivou a fundar em 1986 a Fundação que leva seu nome.

Desde então, ela tem se dedicado a questões como a realidade dos animais nos matadouros (exigindo que o governo cobre a instalação de câmeras), a crueldade na indústria de peles, o banimento do consumo de carne de cavalo e também a proteção e resgate de “animais domésticos”, entre outros assuntos.

Embora tenha certo prestígio no cenário da defesa dos animais, Brigitte Bardot é considerada uma personalidade bastante controversa. O portal de notícias Politico Europe lembrou que o que pesa contra a ativista são suas declarações polêmicas.

A ex-atriz já foi condenada várias vezes a pagar indenizações por incitar ódio racial contra muçulmanos. Apesar disso, o Partido Animalista, que também tem o apoio da atriz Catherine Deneuve, declarou que vê com bons olhos a visibilidade que a candidatura de Brigitte Bardot pode trazer à política em defesa dos animais.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *