África do Sul proíbe uso de termos associados à carne para produtos vegetais

Foto: Heura/Divulgação

O Departamento de Agricultura, Reforma Agrária e Desenvolvimento Rural (DALRRD) da África do Sul anunciou a proibição do uso de termos associados à carne em rótulos de produtos vegetais.

De acordo com o departamento, termos como “nuggets” e “salsicha”, entre outros, são reservados a produtos cárneos processados e não devem ser usados ​para produtos à base de vegetais. A Agência de Segurança Alimentar do país foi instruída a apreender quaisquer produtos à base de vegetais que utilizem esses termos.

“Esse é um grande retrocesso na luta do governo contra as mudanças climáticas”, diz Donovan Will, diretor da ProVeg África do Sul. “Regulações como essa são exatamente o que não precisamos quando os cientistas do mundo estão nos dizendo que necessitamos urgentemente reduzir nosso consumo de carne para ajudar a frear o aquecimento global.”

Segundo Will, a medida também desrespeita o consumidor. “Não há evidências que mostram que as pessoas se confundem com nomes cárneos em alimentos à base de vegetais. De fato, evidências da Austrália, Europa e EUA provam que os consumidores não estão confusos. Exortamos o governo a revogar esse regulamento”, diz.

E acrescenta: “Em um momento em que os países estão buscando maneiras de enfrentar as mudanças climáticas, devemos fazer todo o possível para incentivar um inovador setor de produtos à base de vegetais.”

No Brasil, o deputado mais empenhado em combater o uso de termos associados à carne para produtos vegetais é Jerônimo Goergen (PP-RS), autor de projetos de lei que visam garantir essa proibição. Clique aqui para saber mais.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *