Bill Gates, billionaire and co-chair of the Bill and Melinda Gates Foundation, reacts during a panel session on the opening day of the World Economic Forum (WEF) in Davos, Switzerland, on Tuesday, Jan. 22, 2019. World leaders, influential executives, bankers and policy makers attend the 49th annual meeting of the World Economic Forum in Davos from Jan. 22 - 25. Photographer: Jason Alden/Bloomberg via Getty Images
Em entrevista publicada esta semana pelo MIT Technology Review, o fundador da Microsoft, Bill Gates, disse que países ricos deveriam produzir apenas carne livre de abate, apontando que eles têm condições de mudar a produção em direção a um futuro mais sustentável.
“Você pode se acostumar com a diferença de sabor, e a alegação é que eles vão tornar o sabor ainda melhor com o tempo”, disse, acrescentando que os benefícios de carne cultivada em relação à sustentabilidade fazem valer a pena mudar o comportamento de consumo.
Além disso, Bill Gates avalia que a regulação pode ser usada para modificar completamente a demanda. “Portanto, para os países de renda média e superior, acho que é possível”, reforçou e apontou que hoje a indústria da carne não quer que a carne cultivada traga um rótulo como “carne bovina”.
Isso também significa que essa indústria em desenvolvimento é vista como uma ameaça por segmentos menos abertos a mudanças na indústria da carne.
Avaliando também tudo que envolve a produção de carne e seu impacto ambiental, seja produzida de forma convencional ou “mais sustentável”, Bill Gates comentou que as carnes vegetais são melhor aposta para o meio ambiente do que a pecuária, independente de sistema, considerando demanda de recursos naturais, produção de grãos para o gado e emissões de gases de efeito estufa.
Segundo Bill Gates, ainda é cedo pra dizer se iniciativas como a da Memphis Meats, que está desenvolvendo carne cultivada, tem condições de oferecer um produto a preço competitivo em relação à indústria convencional e que possa beneficiar o mundo todo. No entanto, ele avalia que foodtechs de carnes vegetais como a Impossible Foods e Beyond Meat já têm um roteiro de qualidade e o que precisa ser feito para mudar essa realidade.
“O que os torna totalmente competitivos”, avaliou, ainda que hoje não representem 1% da carne produzida no mundo. “Mas estão a caminho. E a Breakthrough Energy [iniciativa fundada por Bill Gates que tem investido na produção mais sustentável de alimentos] tem quatro investimentos diferentes voltados à produção de ingredientes com muito mais eficiência.”
O que é a carne? Sempre que falamos em carne é mais comum uma primeira…
Como a violação sexual de animais pode ser institucionalizada e normalizada? Quando fala-se em “reprodução…
Não é difícil olhar para um animal e reconhecê-lo como criatura de vontades, porque seu…
No Brasil, há sempre mais frangos sendo transportados para os matadouros do que bovinos e…
Em uma edição especial no mês das tradicionais festas juninas, o Picnik Festival terá novamente…
No domingo (26), o bairro da Liberdade, em São Paulo (SP), recebe mais uma Festa…