Como sofre o leitão

Alicate na orelha e um guincho doloroso. Gotículas saem da boca

Alicate na orelha e um guincho doloroso. Gotículas saem da boca. O leitão geme com o corpo imobilizado e a orelha cortada. Solto, mexe a cabeça de um lado para o outro. Chacoalha. Quer tirar dali o que já não está ali – a pressão do alicate. Arrancam pedacinhos dele para deixar identificação.

Dá pra ver através dos faltantes. Aquela estranha marcação que forma letra lembra um furador de papel. No papel, não dói. O papel não se queixa. Não expressa interesses. Mexe a orelha com grande esforço. Não pode voltar a ser como antes. Alguns movimentos e tudo desaparece? Não. Tudo que de ruim sente, some? Não.

O leitão é um algo a ser preenchido com vazios do interesse humano. Preencha-o com arbitrariedades, supressão de vontades, uma constância de apagamentos. Tire um pedaço daqui, um pedaço dali e, finalmente, tudo. O que ocorre então é abjeta preparação.

Pensam que o porco morre somente no matadouro. Não. Matam-no a partir do nascimento, quando começam a suprimir o porco no porco. O leitão age como se o alicate ainda o machucasse. Dá outro guincho e para. Um gemido. Um silêncio. Um gemido.

Inclina-se. Tenta proteger a orelha deformada. Vira de um lado e do outro. Há inflamação. Dizem que passa. Geme e guincha de novo. Dói. Picos de dor. Vão e voltam. Encolhe-se no canto da pocilga. Não há alicate contra a orelha mutilada, mas persiste o que marca – a crueldade como vontade. O que vão arrancar amanhã?

Leia também:

O porco na praça não foi visto como algo para comer

Cabeça de porco no estádio é um reflexo da nossa relação com outros animais

Quando a criança ouviu o guincho sofrido do porco

Leitão parecia uma criatura torturada no espeto

Uma lição para não matar porcos 

Quando testemunhei um homem pelando um porco

Um humano na pele de um porco

O homem que salvou o porco que ele deveria matar

O leitão que fugiu e não foi comido

Jornalista (MTB: 10612/PR) e mestre em Estudos Culturais (UFMS).

Uma resposta

  1. LEIS MAIS RÍGIDAS PRA MONSTRO PENA DE MORTE PRA ACABAR DE VEZ COM O JBS E ELE QUE VA TRABALHAR E NAO INDUSTRIALIZAR OS ANIMAIS EM BENEFICIO PROPRIO E ASSASSINAR ANIMAIS PENA DE MORTE CAMARA DE GAZ. PELOTÃO DE FUZILAMENTO PRA CRIMINOSO QUE NEM ELE E PENA QUE AINDA NAO TEM MAS ELE PAGA A CONTA CHEGA DEUS NAO E BURRO TA MATANDO OS ANIMAIS DELE DESTRUINDO A CASA DELE QUE EMPRESTOU PRA EVOLUCAO E NAO PRA DESTRUIÇÃO ELE PAGA. DEUS NAO E BURRO NAO TE EXIME DA DIVIDA…. VAI TRABALHAR O CRIMINOSO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça uma doação à Vegazeta.
Sua contribuição é importante para o nosso trabalho.