Tim McIlrath achou que nunca deixaria de comer carne, mas ele estava enganado

“Era como colocar um garfo na minha boca e eu ficar: “Aaaaah, não posso comer isso mais’” (Foto: Sarianna-V)

O vocalista e guitarrista da banda estadunidense de hardcore melódico Rise Against, Tim McIlrath, achou que nunca abandonaria o consumo de carne. Mas isso mudou quando ele teve um choque de realidade ao receber informações sobre a exploração de animais na indústria alimentícia.

Em entrevista a Big D, do zine The Black & Blue Press, ele contou que aos 17 anos saiu para comprar um CD e uma camiseta quando alguém colocou um panfleto sobre os direitos animais em seu bolso. À época, ele não via a ideia de deixar de comer animais com bons olhos, mas ainda assim teve uma reação inesperada.

”Eu era um cara do tipo: ‘Foda-se isso! Nunca vou parar de comer carne.’ Esse panfleto ficou no meu bolso por dias. Até que um dia, enquanto eu esperava o ônibus, senti algo no bolso e pensei: ‘O que é essa porcaria?’ Então comecei a ler e de repente: ‘Puta merda!’ […] Foi como se eu não tivesse mais estômago para isso. Era como colocar um garfo na minha boca e eu ficar: “Aaaaah, não posso comer isso mais’. Então me tornei vegetariano e nunca mais olhei para trás”, relatou.

The Smiths, Earth Crisis e Snapcase 

Segundo o músico, clipes como “Meat is Murder”, do The Smiths, e bandas como Earth Crisis e Snapcase fortaleceram ainda mais a sua decisão, assim como vídeos da realidade dos matadouros e livros sobre como os animais não humanos são tratados pela indústria alimentícia.

Em entrevista ao expert em punk rock Ryan Cooper, do portal About.com, o vocalista da banda Rise Against citou a baixa qualidade dos produtos de origem animal e qualificou como nojento o sistema de produção de carnes e laticínios. “Não tive mais estômago e condição física para seguir adiante. […] Agora me sinto responsável em passar isso para as próximas gerações, assim como outras bandas fizeram antes”, disse a Cooper. Tim McIlrath já participou de campanhas visando incentivar principalmente os jovens a considerarem o vegetarianismo.

“Entrei nos direitos animais muito jovem, indo a shows de punk rock e shows de hardcore com pessoas compartilhando literatura e panfletos, esse tipo de coisa. Eram shows em que falavam sobre direitos dos animais, vegetarianismo e veganismo. Os direitos animais foram minha porta de entrada para o ativismo em geral porque você percebe que há coisas sobre as quais não somos informadas ou sobre as quais não estamos falando. Existem coisas que simplesmente aceitamos como verdade, mas são coisas que deveríamos questionar”, declarou Tim McIlrath em participação na série “Who I Am”, da Forbes, publicada neste mês de junho de 2021.  

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *