A atleta vegana Sophia Ellis, de 28 anos, conquistou recentemente o seu quinto título como campeã britânica de levantamento de peso (powerlifting) no British Championships.
O título foi garantido após excelentes execuções no levantamento terra (237,5 quilos), supino (125,5 quilos) e agachamento livre (170 quilos). Além disso, em sua categoria, Sophia bateu o recorde britânico de supino, que já era seu.
A atleta vegana também tem um título europeu de levantamento de peso, garantido em 2022 ao vencer o European Open e ainda bater o recorde de levantamento terra.
Atualmente se aproximando de 20 recordes em competições de levantamento de peso, Sophia Ellis já participou do documentário vegano “I Could Never Go Vegan”, de 2024, que conta a história de veganos, incluindo pessoas que não imaginavam que um dia seriam veganas.
Sophia começou a abdicar de produtos de origem animal como uma questão pessoal. Além da intolerância à lactose, ela tinha uma preocupação em reduzir o consumo de carne, considerando também as implicações do alto consumo de carne para a saúde.
Essa mudança de hábitos a aproximou de outra motivação, a preocupação com os animais e com o meio ambiente. “Meus olhos se abriram para o lado ético e ambiental”, reforça a atleta que fez a transição para o veganismo em 2011.
Ela também relata que começou a treinar como uma forma de lidar com sérios problemas. “Isso me ajudou mentalmente mais do que qualquer coisa. Tendo sofrido com um grave distúrbio alimentar e depressão por muitos anos, o treinamento com pesos e a ioga foram as poucas coisas que ajudaram na minha recuperação”, explica.
“’Me sinto forte, confiante e feliz em relação ao meu corpo e mente e quero ajudar os outros a sentir o mesmo e a alcançarem seus objetivos.”
A atleta vegana começou a competir no powerlifting em fevereiro de 2018 e já no primeiro ano quebrou vários recordes na região da Grande Londres, se classificando para competições nacionais e para o Campeonato Mundial de Supino em Tóquio.
“Como profissional, gosto de ajudar as pessoas. Cada corpo é único; cada um com seus próprios pontos fortes e limitações. O treinamento mudou minha vida e quero que faça o mesmo pelos outros”, frisa.
Entre os alimentos consumidos por Sophia Ellis estão aveia, proteína vegetal em pó, açaí, frutas secas, castanhas e pasta de amendoim. Uma das suas refeições consiste em misturar esses ingredientes em uma tigela e consumi-los. Ela também come grão-de-bico, tofu, beterraba e verduras de folhas escuras, brócolis, batata-doce, etc.
Leia também:
Campeão de arte marcial grega é vegano