Não devemos consumir leite nem de “vacas felizes”

O consumo de leite de “vacas felizes” também endossa o consumo de leite de vacas criadas em sistema industrial (Foto: Jo-Anne McArthur/We Animals)

Um rapaz que vive em uma chácara ordenha a mesma vaca todos os dias. Ele disse que a trata bem e que ela não passa por nenhum tipo de sofrimento ou privação. Por isso, não entende por que veganos não consomem leite de vaca. Que tipo de problemática o veganismo pode apontar a respeito desse caso de “vaca feliz”?

Você ordenhar uma vaca e consumir o leite dá a entender que tal alimento existe para consumo humano, o que não é verdade, já que o leite de vaca só existe por causa do bezerro. Afinal, é alimento para um filhote bovino. Só de consumir o leite de vaca, e independente de origem, já estamos nos posicionando de forma favorável à exploração animal em níveis industriais.

Mas como isso pode fazer sentido? É importante levar em conta que nem todo mundo teria condições, espaço ou tempo para atender todas as necessidades de uma vaca. Sendo assim, a cadeia industrial acaba por suprir a enorme demanda criada por força de hábitos, e que estende-se a milhões de consumidores só no Brasil.

A vaca criada em casa e o leiteiro

Citarei outro exemplo. Vamos supor que eu tenha uma vaca de quem extraio leite para consumo familiar (que depende de um estado de lactação que só é possível ao violar a intimidade de uma vaca e gerar vida, o que significa trazer um filho ao mundo em benefício humano).

De repente, alguém decide me visitar e fica maravilhado ao experimentar aquele leite. Então apresento as despesas com o animal, ele acha caro, fora das suas possibilidades, mas ainda assim quer encontrar um meio de obter um fornecimento diário de leite.

Vejo aí uma oportunidade e faço uma proposta de fornecimento de leite. Ele não gosta do valor e diz que encontrou um produto mais vantajoso no mercado ou na padaria perto de sua casa. Então o camarada começa a financiar as grandes indústrias leiteiras porque é mais prático para ele.

Pensando apenas no custo/benefício, ele ignora alguns fatos, como bezerros sendo apartados de suas mães e mortos, e vacas sendo ordenhadas até a exaustão e, claro, encaminhadas ao matadouro assim que o volume de produção de leite não for considerado satisfatório.

Nesse caso, a solução seria comprar o leite do leiteiro? Não creio. Acredito que a única solução plausível para não tomar parte na privação ou sofrimento do gado leiteiro é não contribuir com esse mercado. Mas por que não? O leiteiro não vai judiar da vaca. Sim, o leiteiro pode “não machucá-la” e, de repente, até a deixe “pastando livremente”, mas o animal não continuaria sendo condicionado a servir aos seres humanos?

Se consumimos leite, já incentivamos a exploração 

Ademais, qual é a participação real do amigo leiteiro numa demanda de mais de 34 bilhões de litros de leite [de acordo com a Embrapa] produzidos no Brasil? É muito leite, e vivemos em um país que não possui área o suficiente para a produção de tanto leite que não seja em níveis industriais – que não imponha privação às vacas e morte aos bezerros.

Além disso, leiteiros também descartam vacas quando tornam-se improdutivas ou pouco produtivas, e porque não querem ter despesas com um animal que não proporciona mais lucro.

Não podemos ignorar também que o alto consumo de laticínios deu origem ao sistema de confinamento do gado leiteiro. Isso significa animais vivendo em situação avessa aos seus anseios e necessidades. Ou você conhece algum animal que goste de ficar preso ou de ser condicionado? Tudo isso é legitimado porque classificamos o leite de vaca como alimento para consumo humano, inclusive, como citado antes, deixando o bezerro em segundo plano.

Sendo assim, mesmo que indiretamente, quem consome leite de uma vaca criada na própria chácara ou no quintal de casa também está endossando o mercado da produção industrial de leite; e porque, enquanto o leite de vaca for visto como algo disponível ao consumo humano, a indústria de laticínios vai seguir firme na exploração de animais. Afinal, a única coisa que ela precisa é de pessoas afirmando que o leite de vaca é um “super alimento” para seres humanos.

Oposição ao consumo de leite em 1944

Quando a Vegan Society surgiu na Inglaterra em 1944 havia muitas supostas “vacas felizes”, mas isso não impediu aqueles veganos ingleses que faziam oposição ao consumo de laticínios, por entenderem que isso significava apropriar-se de algo que não existe para consumo humano, de confrontarem a Sociedade Vegetariana da Inglaterra, qualificando essa prática como incompatível com o vegetarianismo. Naquele tempo, parte dos membros da Sociedade Vegetariana não concordava com a abolição do consumo de laticínios, e esta foi uma das causas que deu origem a uma nova resistência em oposição ao consumo de leite.

Leia outros artigos sobre a defesa da abstenção do consumo de leite – clique aqui e aqui. 

Clique aqui e conheça a história do veganismo.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ERRO: Desculpe, a verificação de humanidade falhou.