De acordo com um relatório publicado em outubro pela companhia global ADM, 2021 deve ser um grande ano para o mercado de alimentos à base de vegetais.
A conclusão é baseada em um levantamento global que aponta que 56% dos consumidores estão tentando consumir mais alimentos à base de vegetais.
“Isso está levando as proteínas alternativas a se tornarem um fenômeno cada vez mais popular. A demanda por produtos à base de proteínas de origem vegetal está se expandindo rapidamente”, avalia.
O relatório destaca que 2021 deve ser um ano de grande crescimento não apenas para o mercado de alternativas à carne, incluindo carnes vegetais e substitutos para frutos do mar, mas também queijos vegetais e outros produtos não lácteos.
Para o ano que vem, a ADM também prevê mais investimentos em novas tecnologias de produção de alimentos não animais por impressoras 3D e por fermentação microbiológica, que tem sido uma aliada no desenvolvimento de produtos muito semelhantes às versões tradicionais.
Hoje, os fabricantes de alimentos também estão buscando novos caminhos que se voltam para ampliar a qualidade de seus produtos, assim como ir além do básico, oferecendo versões de alimentos de origem animal que ainda não têm equivalentes entre os produtos à base de vegetais.
“A categoria de alternativas aos laticínios, uma das primeiras líderes em nutrição à base de vegetais está crescendo para abranger outros formatos, como iogurtes, sorvetes, manteigas, pastas e cremes”, pontua a ADM.
No entanto, para se destacar mais nesse segmento a companhia avalia que os fabricantes terão de fornecer mais proteínas do que os produtos lácteos tradicionais, além de apresentar valores nutricionais mais vantajosos em vitaminas, minerais e ingredientes funcionais – como probióticos.
“Os consumidores querem o que há de mais moderno em proteínas alternativas que atendam à sua demanda nutricional, mas também exigem sabor e textura excelentes”, informa.
E acrescenta: “Nossa pesquisa mostra que há muito espaço para oportunidades porque há uma enorme lacuna entre o que os consumidores desejam – incluindo bom sabor – e o que está disponível em novos alimentos à base de vegetais.”
Outro fator de importância destacado pela ADM é a oferta de produtos mais sustentáveis. Conforme o relatório, 65% dos consumidores desejam ter um impacto positivo no meio ambiente por meio de suas ações diárias.
“Esse é um dos principais motivos pelos quais 32% dos consumidores compram itens produzidos de forma sustentável. A crescente conscientização de nosso impacto coletivo sobre o meio ambiente gerou uma demanda cada vez maior para que as empresas demonstrem seu compromisso com a sustentabilidade.”
Essa também é uma das preocupações que tem feito um número crescente de consumidores repensarem o consumo de carne, considerando a importância da redução das emissões de dióxido de carbono e metano.
“A alimentação voltada a reduzir as emissões de metano do gado, por exemplo, está ajudando a suprir o interesse do consumidor por fontes de proteína mais ecologicamente corretas. Novas práticas agrícolas, como a agricultura regenerativa, estão sendo usadas para enriquecer o solo, resultando na redução do carbono e melhorias no ciclo da água. Materiais renováveis à base de vegetais, como amido de milho e até algas marinhas, estão aparecendo em embalagens como meio de reduzir o volume de lixo nos aterros.”
A ADM é uma empresa com atuação global que fornece soluções para a indústria de alimentos e bebidas.
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