Como a agropecuária prejudica a produção de alimentos

Impacto da agropecuária é nocivo à própria agricultura

A agropecuária é uma contradição, porque ao mesmo tempo em que políticos da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) afirmam no Congresso que o segmento tem grande importância na alimentação dos brasileiros, é essa mesma agropecuária que está prejudicando a produção de alimentos.

O motivo é bem simples. Os problemas ambientais gerados ou agravados pela pecuária, como desmatamento, degradação do solo, elevadas emissões de carbono, secas e queimadas comprometem a produção de alimentos, porque favorecem os eventos climáticos extremos que geram preocupação hoje e que a cada ano tem afetado cada vez mais as produções agrícolas – como as estiagens cada vez mais severas e as enchentes cada vez mais graves e recorrentes.

Se temos de um lado a alegação de que a alimentação depende do impulsionamento da agropecuária, tão defendida por políticos ligados a esse segmento no Congresso, o que podemos esperar em relação às consequências ambientais ainda mais graves? Nada mais contraditório do que um grande pecuarista também lamentar pelos problemas que ele mesmo favorece.

Se a situação já é crítica hoje, intensificar a agropecuária, que é também intensificar suas consequências ambientais, é uma boa ideia? Todos os eventos climáticos extremos afetam a produção de alimentos, que depende de um equilíbrio, sem possibilidade de estabilidade em um cenário cada vez mais preocupante de crise climática.

E se esses eventos são favorecidos pelo impacto da agropecuária, porque continuar insistindo na agropecuária, em um sistema que supervaloriza a proteína animal em vez de buscar alternativas? Já está claro que o atual sistema alimentar é insustentável e que ele próprio afeta a produção de alimentos, nesse molde em que ainda se dá grande importância e protagonismo à agropecuária.

Se temos um sistema alimentar em que a contribuição mais nociva de impactos ambientais é liderada pela agropecuária, o que precisamos fazer é superá-la e dar enfoque em alternativas que coloquem um fim a esse equivocado protagonismo.

Afinal, por mais que se supervalorize as proteínas de origem animal, sabemos que a maior parte das calorias da dieta humana não pode nem deve ser proveniente de alimentos de origem animal, e sim de alimentos de origem vegetal.

Portanto por que não dar mais atenção às fontes de proteínas de origem vegetal e que não geram todos esses males gerados pela agropecuária e pelo consumo de produtos de origem animal?

Leia também:

Documentário mostra como a agropecuária prejudica a fauna silvestre

Relatório denuncia pecuária como líder da escravidão moderna no Brasil

Produção e consumo de carne têm altos custos de saúde, ambientais e sociais

O agronegócio é um câncer no Brasil?

É coerente defender o meio ambiente e comer carne?

Impacto da pecuária é ignorado em tragédias como do RS

Jornalista (MTB: 10612/PR) e mestre em Estudos Culturais (UFMS).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça uma doação à Vegazeta.
Sua contribuição é importante para o nosso trabalho.