Vegano, o búlgaro Sasho Dimitrov Andreev tem colecionado títulos mundiais de luta de braço, também conhecida popularmente como queda de braço. Já são 12 títulos, além de outros, como um título de campeão europeu recentemente conquistado em Bratislava, na Eslováquia.
Ele venceu tanto na disputa com o braço esquerdo quanto direito – portanto duas conquistas no Campeonato Europeu realizado pela Federação Mundial de Luta de Braço (WAF na sigla em inglês).
Na competição, Andreev superou outros 20 competidores considerados os melhores de seus países na queda de braço. O atleta vegano, que disputa na categoria até 90 quilos, também diz que, além de não se alimentar de animais, nunca usou anabolizantes, em referência aos esteroides sintéticos.
Segundo Andreev, ele busca motivar mais pessoas a levarem uma vida mais saudável e livre do consumo de produtos de origem animal. Também foi recentemente que ele conquistou seu 12º maior título ao vencer o Campeonato Mundial de Luta de Braço realizado em Chisinau, na Moldávia. Mais uma vez foram duas medalhas de ouro, uma pela conquista com o braço esquerdo e outra com o braço direita.
E sua mensagem é bem objetiva: “Seja saudável.” Andreev garante que nunca falha em ter uma alimentação sem nada de origem animal, mesmo estando constantemente viajando para competir e para participar de atividades ligadas à luta de braço.
Lentilhas, feijões, ervilhas, arroz, batatas, sopa de vegetais e saladas fazem parte de sua alimentação. Ele também gosta de manter um consumo regular de castanhas, frutas e pães. Abacate está entre as frutas mais consumidas por Sasho Dimitrov Andreev.
Antes de se tornar vegano em 2020, primeiro o atleta deixou de comer carne, até que decidiu ir além, deixando de consumir tudo que é de origem animal. Com tantas conquistas como atleta, e atraindo também uma visibilidade positiva para o veganismo por meio de sua própria experiência, Andreev afirma que “se sente um pirata com tantos tesouros” – em referência a todos os títulos conquistados principalmente nos últimos anos.
“A única pessoa que você tem que superar é a pessoa que você era ontem”, diz o búlgaro que tem se destacado mundialmente na luta de braço.
Leia também:
Vegana é cinco vezes campeã britânica de levantamento de peso
Campeão mundial de arte marcial grega é vegano