No mês passado, a atleta vegana de levantamento de peso Sahyuri Lalime bateu um recorde mundial na categoria master 1 até 63 quilos.
Representando a Bélgica, Lalime executou o agachamento livre clássico com 182,5 quilos no European Open Classic Powerlifting Championships 2025, realizado em Malagá, na Espanha.
Ou seja, ela executou o agachamento livre com uma carga equivalente a quase três vezes o limite de peso da categoria em que competiu.
Em 2022, ela conquistou um título e bateu um recorde no Western European Equipped & Classic PL Championships, em Aulnat, na França.
O seu recorde no campeonato foi garantido ao levantar 195 quilos no levantamento terra. Além disso, Lalime, que é tetracampeã belga de levantamento de peso, também executou o supino com 80 quilos e o agachamento livre com 162,5 quilos, o que revela umaa evolução em comparação com 2025.
Sua justificativa para ser vegana está em sua recusa em contribuir com a morte de animais. A atleta se tornou vegana em 2015, mas já não consumia carne desde 2003.
Sua transição para o veganismo veio com o contato com punks veganos que mostraram a ela que outros alimentos de origem animal também envolvem privação, sofrimento e morte de animais – como leite e derivados, que ela ainda consumia.
Entre os alimentos consumidos pela atleta estão aveia, banana, pasta de amendoim, tofu, arroz, feijão, brócolis, lentilha, grão-de-bico, ervilha, seitan, pepino e couve.
Em 2021, Sahyuri Lalime já colecionava vitórias no Campeonato Belga de Powerlifting, realizado anualmente pela Federação Flamenga de Powerlifting (VGPF) – quatro títulos de campeã, com uma sequência iniciada em 2018.
Leia também:
Vegana é cinco vezes campeã britânica de levantamento de peso
Campeão mundial de arte marcial grega é vegano
Vegano conquista 12 títulos mundiais de queda de braço