Mercado

Crescimento do mercado de queijos vegetais é classificado como “surpreendente”

“Oportunidades de crescimento para os produtores de queijo vegano estão aumentando em várias partes do mundo” (Foto: VBites/Divulgação)

Um relatório recente divulgado pela Research and Markets, que mantém o maior banco de dados global de análises de mercado, classificou como “surpreendente” o crescimento do mercado de queijos vegetais.

A pesquisa assinada pela Knowledge Sourcing Intelligence também deu ênfase ao segmento global como um meio que oferece inúmeras oportunidades para quem quer investir em alimentos à base de vegetais, considerando um cenário de grande desenvolvimento para os próximos anos.

“Com o aumento da aplicação em diversos setores, as oportunidades de crescimento para os produtores de queijo vegano estão aumentando em várias partes do mundo”, enfatiza a empresa de análise global de mercado.

A pesquisa aponta que o número crescente de lançamentos de alternativas não lácteas deve ditar o comportamento da cadeia de produção nos próximos anos. E, sem dúvida, tudo isso tem sido influenciado pelas mudanças de comportamento do consumidor.

“A conscientização sobre o impacto negativo do alto consumo de carne no meio ambiente é um dos principais fatores por trás da crescente popularidade de produtos à base de vegetais, incluindo o queijo vegano”, avalia a Knowledge Sourcing Intelligence.

Outros fatores que influenciam o mercado

Os queijos vegetais estão sendo cada vez mais vistos pelos consumidores como opções atrativas. Conforme o relatório, cresce o número de opções sem aditivos químicos nocivos à saúde; o que é um fator de importância para quem quer abdicar do consumo das versões tradicionais de queijo.

Intolerância à lactose e preocupações com o bem-estar animal também são apontados como impulsionadores do consumo de queijos vegetais. A pesquisa destaca ainda o crescimento desse mercado em 2020 principalmente em países como Estados Unidos e Canadá.

“Os recentes investimentos na produção de queijos vegetais sustentam o crescimento da categoria em várias partes do mundo”, acrescenta.

Vale lembrar que a Knowledge Sourcing Intelligence prevê que o mercado global de queijos vegetais deve alcançar um valor equivalente a mais de R$ 23,8 bilhões de dólares até 2025 – superando de longe os R$ 14,3 bilhões de 2019.

David Arioch S.A. Barcelos

Jornalista (MTB: 10612/PR) e mestre em Estudos Culturais (UFMS).

Posts Recentes

O corpo bovino na água foi visto como carne perdida

O corpo bovino na água foi visto como carne perdida, não uma morte a ser…

22 horas ago

Quando uma criança viu o sofrimento de um peixe

Uma criança viu pela primeira vez um peixe sendo tirado da água. Lutava com o…

2 dias ago

O animal não cabe dentro do interesse humano

Ver o interesse dos animais não significa querer ou fazer com que esse interesse prevaleça,…

3 dias ago

Se quem mata animais profissionalmente é cruel, devemos nos perguntar, é cruel em nome de quem?

Há muito tempo quem mata animais no matadouro é associado à crueldade. Encontramos exemplos em…

4 dias ago

A morte é uma libertação para o animal explorado?

Esta semana, quando um boi teve morte súbita a caminho de um matadouro no Paraná,…

6 dias ago

No século 19, Comte observou que humanos estavam tratando outros animais como “laboratórios nutritivos”

Em “A lição de sabedoria das vacas loucas”, Lévi-Strauss cita como Auguste Comte, mais conhecido…

7 dias ago