Maioria dos deputados do MDB votou a favor de rodeios e vaquejadas

Fotos: Agência Câmara

A maioria dos deputados federais do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) declarou apoio em 2019 ao PL 8240/2017, do então senador Raimundo Lira (PB), ex-MDB e hoje no PSD, que reivindicou o reconhecimento de rodeios, vaquejadas e provas de laço como patrimônio cultural brasileiro, transformado na Lei 13.873/2019.

Os votos favoráveis foram de Alceu Moreira (RS), Carlos Bezerra (MT), Carlos Chiodini (SC), Daniela do Waguinho (RJ), hoje no União; Dulce Miranda (TO), Fábio Reis (SE), hoje no PSD; Giovani Feltes (RS) e Gutemberg Reis (RJ).

A lista inclui também Hercílio Coelho Diniz (MG), Herculano Passos (SP), hoje no Republicanos; Hildo Rocha (MA), João Marcelo Souza (MA), Juarez Costa (MT), Lúcio Mosquini (RO) e Márcio Biolchi (RS).

Outros deputados do MDB que apoiaram rodeios, vaquejadas e provas de laço por meio do PL 8240/2017 são Marcos Aurélio Sampaio (PI), hoje no PSD; Raul Henry (PE) e Sérgio Souza (PR).

Os únicos votos contrários à proposta foram os de Hermes Parcianello (PR) e Jéssica Sales (AC), que continuam no MDB. Já Vinícius Farah (RJ) está no União. Embora não estivessem no partido, há mais oito deputados do MDB que apoiaram o uso de animais como entretenimento por meio da proposta de Raimundo Lira.

Os parlamentares são Acácio Favacho (AP), Baleia Rossi (SP), Célio Silveira (GO), Emanuel Pinheiro Neto (MT), Enrico Misasi (SP), José Mário Schreiner (GO), Mara Rocha (AC) e Olival Marques (PA).

Vale lembrar que o atual líder do MDB na Câmara, Isnaldo Bulhões (AL), é autor do PL 5925/2019, que está tramitando na Câmara e visa reduzir o custo de produção da carne e do leite ao conceder isenção de Pis/Pasep e Cofins para a ração utilizada na engorda de bovinos.

O deputado Isnaldo Bulhões (MDB-AL) sustenta que o benefício já foi concedido às cadeias de aves e suínos e que agora é a vez de quem atua no ramo de bovinos, caprinos, ovinos e aquacultura. Aprovada na Comissão de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a proposta será avaliada na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Clique aqui para saber mais sobre parlamentares do MDB que prejudicam os animais.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *