A deputada federal Daniela Reinehr (PL-SC) protocolou um projeto de lei que visa proibir o uso do termo “carne” para proteínas alternativas. Com isso, ela se junta ao deputado Nelson Barbudo, também do PL (MT), e ao deputado Pezenti (MDB), também de Santa Catarina, que defendem que o termo seja usado somente para a carne resultante do abate de animais.
Segundo a deputada no PL 771/2025, o termo “carne” deve ser proibido para produtos que possuam composição, aparência e propriedades nutricionais que “imitem as proteínas de origem animal”. Ela dá ênfase principalmente a produtos obtidos por meios de técnicas de cultura celular, como a carne cultivada.
Ou seja, Daniela Reinehr é contra o reconhecimento como “carne” de produtos que não são baseados no abate de animais, embora os dicionários brasileiros tragam referências à carne também como o que não é de origem animal.
“Fica vedado o uso do termo “carne” para produtos fabricados em laboratório que imitem carne”, enfatiza a deputada.
Ela também alega que essa medida “é importante para proteger a saúde pública e prevenir fraudes e enganos”, ainda que possamos lembrar que tais produtos estão sendo desenvolvidos para que sejam oferecidos exatamente como alternativas à carne resultante do abate de animais e não como carne resultante do abate de animais. Afinal, essa inovação surge com o propósito de não gerar o impacto gerado pela carne convencional – para os animais e para o meio ambiente.
O que fica perceptível a partir do projeto de lei é que a iniciativa está mais relacionada a uma união parlamentar em defesa da monopolização do termo “carne” por parte de membros da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), também conhecida como bancada ruralista, já que Daniela Reinehr também é uma representante desse grupo.
Clique aqui para opinar sobre o projeto de lei.
Leia também:
Deputado do PL quer criação do Dia Nacional da Vaquejada
Conheça o senador que é grande defensor da cruel exportação de gado vivo
Deputados do PL se unem para defender criação de pássaros em gaiolas
Deputado do PP quer que prática de laçar bois seja elevada à expressão artística e esportiva
Deputado de SC quer proibir uso dos termos carne e leite para produtos veganos
Campanha Educativa sobre Merenda Vegana pode virar lei em Curitiba
Deputado do PL cria projeto para favorecer a caça em todo Brasil
Deputados querem usar a Lei Rouanet para financiar rodeios e vaquejadas
Brasil pode ganhar Dia Nacional do Veganismo
Deputado federal Capitão Augusto defende uso de animais em circos
Opções veganas em escolas e hospitais podem se tornar obrigatórias
Em quatro anos, Partido Liberal se destacou em prejudicar os animais