Crianças que consomem soja podem ter melhor desempenho cognitivo

Estudo é divulgado pela Sociedade Americana para Nutrição

De acordo com um estudo concluído em 2024 e recentemente divulgado pela Sociedade Americana para Nutrição, crianças em idade escolar que consumiram mais isoflavonas a partir de alimentos de soja apresentaram melhor desempenho cognitivo envolvendo atenção e raciocínio.

Segundo uma das autoras do estudo, a pesquisadora Ajla Bristina, do Programa de Neurociência da Universidade de Illinois, o estudo acrescenta evidências da importância dos nutrientes encontrados nos alimentos de soja para a cognição infantil.

A Sociedade Americana para Nutrição lembra que, em relação a adultos, estudos já haviam trazido evidências desse benefício. “Embora pesquisas anteriores em adultos tenham apontado que as isoflavonas da soja podem melhorar a memória, os benefícios não foram estudados em crianças.”

A entidade observa que essas descobertas abrem caminho para pesquisas futuras que visam desvendar como os alimentos de soja podem impactar positivamente as habilidades cognitivas das crianças.

Como os alimentos de soja não fazem parte da dieta regular de muitas crianças, o estudo sugere repensar isso. Entre os alimentos que podem beneficiar a capacidade cognitiva das crianças, ela cita leite de soja, tofu, soja em grãos (também torrada), carne de soja, tempeh e edamame torrado.

Além de testes com lápis e papel de acordo com o nível escolar das crianças, também foram medidas as habilidades de atenção usando uma tarefa computadorizada conhecida como tarefa de flanker, enquanto a atividade eletroencefalográfica (EEG) foi registrada e usada para medir a velocidade de processamento de informações e a atenção.

O resultado, baseado na avaliação de 128 crianças com idade a partir de sete anos, mostrou que as crianças que consumiram mais alimentos de soja apresentaram os melhores resultados.

Segundo Bristina, nenhum outro estudo havia examinado a associação entre isoflavonas de soja e habilidades de atenção usando EEG ou medidas semelhantes para registrar a atividade elétrica gerada pelo cérebro.

“As crianças em nosso estudo consumiram uma média de 1,33 mg de isoflavonas por dia. O consumo de soja para participantes individuais variou de 0 a 35 mg/dia. Para colocar isso em perspectiva, uma porção de menos de 240 ml de leite de soja fornece cerca de 28 mg de isoflavonas, uma porção de tofu fornece cerca de 35 mg e meia xícara de edamame cozido no vapor fornece cerca de 18 mg de isoflavonas.”

A pesquisadora também conclui que estudos observacionais como esse são o primeiro passo para entender melhor os efeitos do consumo de alimentos de soja nas habilidades cognitivas das crianças.

Saiba Mais

O estudo foi apresentado no Nutrition 2024, principal e mais importante evento da Sociedade Americana para Nutrição.

Leia também:

Dieta à base de vegetais pode ajudar na prevenção da doença de Parkinson

Pesquisa nos EUA conclui que veganos têm menos gastos com comida do que consumidores de carne

Estudo da USP aponta benefícios da proteína texturizada de soja para veganos

É mais barato ser vegano

Segundo estudo, é melhor consumir leguminosas do que carne

Alto consumo de proteína animal é prejudicial à saúde

Consumo de carne pode aumentar risco de diabetes tipo 2

Dieta à base de vegetais pode retardar envelhecimento

Produção e consumo de carne têm altos custos de saúde, ambientais e sociais

OMS destaca benefícios de uma dieta sem carne e sem laticínios

Estudo conclui que veganos são mais saudáveis

Dieta à base de vegetais é benéfica à memória

Consumo de carne pode aumentar risco de demência

Segundo estudo, dieta vegetariana é saudável para crianças

Estudo conclui que consumo de soja não afeta níveis de testosterona ou estrogênio em homens

Jornalista (MTB: 10612/PR) e mestre em Estudos Culturais (UFMS).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça uma doação à Vegazeta.
Sua contribuição é importante para o nosso trabalho.